sexta-feira, 15 de abril de 2011

BT_Links #002

Imagem: Grand Etteilla Tarot -  Ed. Grimaud (1969)

Sugestões heréticas de links para seu fim de semana:
Boa leitura!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um pouco mais sobre Arcanos Menores

Taromante

Viajante, entender os Arcanos Menores, para muitos que se iniciam no estudo do Tarô, parece uma missão extenuante e complexa. Até poucos anos atrás, havia pouca literatura disponível, o que dava ao autodidata uma sensação de que os Arcanos Menores eram uma profunda tese ocultista, parecendo (ou padecendo?) obrigar o buscador a seguir por outros saberes para entender as 56 lâminas. E ainda mais: como fazer uma leitura completa, Maior + Menor? Há receita de bolo para tal? Nem tanto… mas há algumas dicas básicas!

sábado, 9 de abril de 2011

BT_Links #001

Viajante, a partir de hoje, o BT trás pra você os links que chamaram a atenção do @Herege ao longo da semana. Toda sexta (ou não) você terá uma seleção para curtir no fim de semana. #Clique!
Papisa
Imagem do Arcano II: Morgan-Greer Tarot de Lloyd Morgan & Bill Greer Ed. US Games

Sugestões de links para o seu de fim de semana:
Boa leitura! 


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Blog de Tarô: Ano III

Bolo

Viajante, o Blog de Tarô completa dois anos neste 1º de abril. Parece mentira? Verdade! O Livre Pensar Sobre Tarô Adivinhatório do @Herege emergente caminha dentro da ociosidade produtiva do taromante diletante que vos escreve para compartilhar um pouco do que foi esta jornada.

domingo, 20 de março de 2011

Tudo eu posso, mas tudo me convém?

Questão
Viajante, o Tarô é uma arte eclética, livre e libertária de tal modo que muitos transpassam o seu senso comum, indo pelas veredas do anarquismo. Podemos escrever, falar, fazer analogias com tudo que exista em nosso universo, com os conceitos de seus atributos e até com cousas que nem sabemos se existem. Dentro ou fora da matula do Arcano S/Nº. Sim podemos!

domingo, 6 de março de 2011

Medo de viver

image

Viajante, certa vez ouvi este comentário: “Gosto dessa coisa de cartas, mas tenho medo que elas digam que alguém da minha família morrerá, ou mesmo eu…” Penso que o Tarô não é um oráculo fatalista, muito menos determinista  no sentido que, se “foi visto”, não pode ser mudado. Sempre haverá fatos imutáveis e outros que poderemos transformar, amenizar e mesmo mudar o desfecho, pois "toda adivinhação que não se traduzir em esperança será supérflua e inválida".

domingo, 16 de janeiro de 2011

Destino, livre-arbítrio e tempo

clip_image001
Viajante, este artigo é uma reflexão breve que carrego no meu ócio com mais perguntas que respostas. Em nossa trajetória de vida: começo, meio e fim, temos alguma finalidade? Será que algo Superior já demarcou que viemos com algum propósito? Por quanto tempo? Temos poder de escolha? Sigo vã filosofando na inquietude de minha ignorância…

Auto-Iniciação

Hoje em dia, muitas pessoas falam em iniciação. Todos querem ser iniciados. Mas entendem por iniciação uma alo-iniciação, uma iniciação por ...