quarta-feira, 1 de abril de 2009

Verdades de 1º de Abril


Ao Viajante que me lê: Obrigado!
Nesta data lanço oficialmente este singelo espaço no cosmo digital; a minha verdade de 1º de abril: o Blog de Tarô. Diversas informações existem para o 1º de abril ser tratado como o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos.

Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. No começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo começasse a ser comemorado em 1º de janeiro.

Franceses desavisados ou resistentes à mudança, apegados a tradição do calendário antigo (onde o ano iniciava em 1º de abril) mantiveram o costume. Tornando-se alvo de brincadeiras e troças durante o período. Em países de língua inglesa o 1º de abril costuma ser chamado o “Dia dos Tolos”. Na Itália e na França ele é chamado de “Peixe de Abril”, dia de pescar um tolo.

Estou agora lançando minha rede de pensamentos no info-oceano, com ausência do temor de ser mais um “peixe de abril deslumbrado”, e nem quero ser um pescador de homens, mas tarrafar idéias.

Não tenho intenções, apenas pretensões. Entre elas, fazer daquilo que me toma de assalto por vezes, existir além do HD do meu computador. Compartilhado como registro franco e aberto. Cabe ao viajante mais atento sentir e, se for tocado além da palavra escrita e das imagens, ousar discernir...

1º POST_B
imagem: Northern Shadows Tarot: H. Rodway & S. Gainsford - US Games

Será um exercício diletante de postagem semanal, de acordo com que o ócio produtivo e prazeroso me patrocinar.

Porque 1º de Abril?

Uma analogia com o Arcano s/nº - O Louco. Por ser assim tão louco, podemos dizer que é o único arquetípico da estrutura simbólica que realmente pode ter um dia universal todo seu! Celebremos assim, neste dia, o Tolo que também nos habita.

Boa Jornada!

2 comentários:

  1. Interessante.... adoro seus posts.....
    Vou colocar o link do seu blog nos meus favoritos... abraço forte....

    ResponderExcluir
  2. Joici,

    sinto-me lisonjeado duplamente, por acompanhar e "linkar-me"!
    Generosidade é a única palavra que me vem!!

    Obrigado e abraços!!!

    ResponderExcluir

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.

Não realizamos: interpretações de jogos, combinações de cartas e atendimentos.

Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!

Auto-Iniciação

Hoje em dia, muitas pessoas falam em iniciação. Todos querem ser iniciados. Mas entendem por iniciação uma alo-iniciação, uma iniciação por ...