quinta-feira, 30 de julho de 2009

Seu Blog está seguro?

Viajante:
Mercado Central - Fortaleza Ceará

Julho é mês de férias. O @Herege também viajou e estará retornando na 1ª quinzena de Agosto ao ócio vão-filosófico. Vou adiantar para vocês a participação do Blog de Tarô no ebook do Sérgio Estrella. Assistam, aguardem e até a volta!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Dogmas


michel_tiranossauro

Todo sistema religioso tem seus pontos fundamentais e indiscutíveis aos quais chamamos de dogmas. São “verdades” aceitas sem discussão, apenas pela fé. No sistema cristão, em especial, os pontos fundamentais que sustentam essa crença são defendidos por seus teólogos com afirmações de que os mesmos só podem ser entendidos por aqueles iluminados pelo espírito santo, sendo isto também um outro dogma cristão.

domingo, 12 de julho de 2009

Breve teoria sobre mancias

Pitonisa de Delfos

Viajante, é suposta a inerência de que o homem, desde sua origem, sente a necessidade de saber como será o seu dia. Vai chover? Fará frio ou calor? Observando a natureza ao seu redor, a cor do pôr do sol, notou o ciclo das estações e o que cada uma trazia ou levava em si.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Quatro e o Tarô

Os quatros

Viajante, nesta quarta-feira - quarto dia da semana poderia falar de quatro estudiosos e suas relevantes contribuições para o Tarô: Wirth, Waite, Crowley e Julio Iglesias - não é o cantor. Ou de quatro figuras historicamente importantes para a evolução do entendimento a que chegamos hoje no Tarô: Gebelin, Levi, Mathers, Papus. Mas haveria tantos outros quatros que resolvi falar do quantitativo “quatro” no Tarô, evitando as associações diretas com a numerologia, por hora.

domingo, 5 de julho de 2009

Cantilena para um velho viajante

Velho Viajante
Ele é a prudência somada em anos de andanças
Viveu seus prazeres e também seus desenganos
Mas nem por isso desistiu de buscar a iluminação
Caminha lento, levando uma lanterna e apoiado num bastão

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Manifesto do Herege

arauto2

Adivinhação: Interpretação de eventos passados, presentes ou futuros, segundo um conjunto culturalmente codificado de meios e técnicas postos em operação pelo adivinho. - Adivinhar: o ato de; - Adivinho: aquele que usa de meios de.”   Dicionário Aurélio

A meu ver esta é a raiz mestra do Tarô: Uma Ferramenta Oracular.

Auto-Iniciação

Hoje em dia, muitas pessoas falam em iniciação. Todos querem ser iniciados. Mas entendem por iniciação uma alo-iniciação, uma iniciação por ...