sábado, 24 de abril de 2010

Naipe de Ouros

Moedas - Foto Menahem Kahana AFP
Viajante, no Tarô temos duas estruturas distintas: Arcanos Maiores, que contém vinte e dois símbolos diferentes, e os Arcanos Menores, abrangendo quatro símbolos – Ouros, Espadas, Copas e Paus em duas subdivisões – as Figuras da Corte (ou Emblemáticas) e os Numerados.

A metodologia de estudo é diferente entre os dois, mas se baseia no princípio do Macrocosmo (Arcanos Maiores) e Microcosmo (Arcanos Menores). O Maior é energia da situação e o Menor é a manifestação desta energia, e ambos representam um traçado da vida humana, com todas as nuanças e matizes boas e más. 

E o que significa o Naipe de Ouros? Didaticamente, significa o Ter, pois o grande aprendizado da raça humana é o adquirir e com isto galgar realizações práticas. O Naipe de Ouros simboliza o contato real com o mundo externo e físico e as relações integrais com o mundo material a nossa volta, gerando estabilidade quando bem administrada. 

São as aquisições e tudo o que podemos ter de resultados palpáveis, com segurança pessoal e em nosso poder, como por exemplo: alimentação, saúde, moradia, roupas,  dinheiro, viagens, pessoas, amizades, namoro, casamento.

Naipe de Ouros

Praticamente tudo em nossa existência será classificado neste Naipe, onde nenhum elemento anímico, psíquico ou emocional estará envolvido,  apenas o ter ou o não ter como  forma de aquisições e realizações. Simbolicamente este Naipe é representado pela moeda, dado (cubo), diamante, losango, touro, a cor verde ou preta.

Ao analisar o Naipe de Ouros tenha em mente que tudo é objetivo e prático neste Naipe: claro, palpável, real, limitado e material, não existem qualidades sentimentais e nem elucubrações presentes. 
 
“Assim, durante uma consulta, se você abrir este Naipe no plano mental de uma questão, significa, em primeiro lugar, que há uma IDÉIA prática e limitada à visão pessoal, enquanto a numeração ou a corte qualifica o sentido “bom” ou “mau” desta objetividade. No plano sentimental, significa uma emoção clara e centrada, enquanto a numeração ou a corte qualificará o tipo como “bom” ou “mau”, e o mesmo ocorre no plano espiritual. Se esse Naipe sair para questões materiais, será sua excelência!” - Nei Naiff – Estudos Completos do Tarô – Volume II, Tarô Vida & Destino, página 135, Editora Elevação, 1ª Edição de 2001.

Pense bem, para manter um namoro, para estudar, para praticar a espiritualidade, é a força material que surge como o grande facilitador para levar a namorada ao cinema, para comprar os livros, pagar os cursos e o material didático... e até para realizar a filantropia. Mesmo para as doutrinas que pregam a caridade, a humildade e a simplicidade precisam deste abençoado facilitador.
 
Lembrar que o plano material é 1/4 da nossa vida, tão importante como os outros 3/4. Não devíamos relegar um plano em prol de outro.  O que precisamos aprender é como ter e utilizar com equilíbrio e sabedoria as nossas conquistas, e assim transportar para os demais níveis nossa força material. E também não é o quanto conquistamos, mas o como aplicamos o que podemos gerar. Nada em excesso ou escassez será proveitoso ou trará contentamento. Abençoe tudo que te chegar às mãos, e mais ainda quando estiver sendo utilizado (saindo). 

Viajante, trabalhas para viver, ou vives para trabalhar?

10 comentários:

  1. Lembrou-me um outro fator no mundo dos negocios: seguir a carreira dos sonhos ou trabalhar no que rende mais lucro? Excelente texto, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Caro Arireom,

    Excelente texto! Mas queria saber como funciona na prática uma carta de ouros que é aberta no plano mental, por exemplo. Li isso no livro de Nei Naiff mas não ficou muito claro. Você dar um exemplo prático?

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Senhor da Vida,
    a vida é curta e passa rápido e geralmente o arrependimento vem quando não tem mais jeito, isto é, quando vem. Obrigado.

    Flávio,
    obrigado. Mande-me um e-mail com um exemplo, que posso tentar passar como faço este "tempero", ok? Abraços e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGO ARIEROM, o seu artigo além de abrir uma cortina de conhecimentos velados, destaca-se um processo consciencioso voltado para a educação do saber usar e agradecer os bens matérias, por ventura adquiridos nos decorrer dos tempos.
    Parabéns por mais um excelente post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. Lison,
    confesso que por vezes releio muito depois de publicado, e são exatamente os comentários que me apontam se meu pensar (e prática!) andam nos conformes.
    Sou grato à toda manifestação, pois me deixam mais alerta.
    Obrigado Amigo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Arierom,

    Bom, na verdade não tenho uma situação prática, mas acho que só jogando pra ver, né? Bom, até que enfim vou iniciar meu curso de Tarô, vou me dedicar bastante e creio que irei aprender muito. É à distância, via skype. Gostei muito do conteúdo! Estou certo de que será uma oportunidade excelente. As aulas iniciam já em maio.

    Tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  7. Flávio,
    bom passo, vá firme! No "Curso Completo de Tarô", dê uma olhadinha na página 226 (lição 25: Técnicas - Parte 6), nas casas 1 e 11, são exemplos que podemos pegar para comentar, e assim que der me mande um e-mail, ok? Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi meu querido !! Eu estou adorando o teu blog! Estou iniciando meu estudo de tarô e sou autodidata. De tudo o que lí ate´agora, o que encontrei mais didático e facil de entender foi teu blog e o unico livro que tenho do Nei Naiff ( Curso Completo do Tarô). Aliás, eu somente estou entendendo o tarô por que estudo o teu blog e o livro juntos. Eu gostaria que , se fosse possível, tu te aprofundasse mais em tudo o que tu ja escreveu aqui. Nossa, seria uma grande ajuda!! UM GRANDE BEIJO NO TEU CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  9. Oi meu querido !! Tenho uma pergunta : onde posso estudar o que significa a manifestação de cada naipe em cada plano??

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Cristiane,
    obrigado por nos acompanhar e comentar! No Volume II dos Estudos Completos de Tarô: "Tarô Vida & Destino", você poderá encontrar a resposta sobre a manifestação de cada naipe em cada plano... o problema é que ele está esgotado, mas a solução é que a obra será relançada em de 2012, começando pelo Volume I. Aguarde!

    Certamente escreverei um pouco sobre alguns temas, espero estar mais presente aqui no blog após abril/maio de 2012. (Insha'Allah!)

    Abraços e boas festas!

    ResponderExcluir

Viajante,

sugestões e críticas são bem-vindas.
Concorde ou discorde, jamais ofenda.
Leia antes nossa Política de Comentários.

Não realizamos: interpretações de jogos, combinações de cartas e atendimentos.

Deixe registrado aqui o seu melhor!

Ahlan wa Sahlan!!

Auto-Iniciação

Hoje em dia, muitas pessoas falam em iniciação. Todos querem ser iniciados. Mas entendem por iniciação uma alo-iniciação, uma iniciação por ...